Ainda a visita da UPTV à escola

Media on television concept.

No passado dia 09 de janeiro de 2020, a UPTV, uma organização produtora de conteúdo televisivo, realizou um Workshop, em que todas as turmas da escola, em diferentes sessões, estiveram presentes.

Na primeira parte da sessão, os alunos e os respetivos professores acompanhantes aprenderam algumas curiosidades de três estações televisivas atuais – RTP, SIC e TVI – e puderam observar a evolução do grafismo do ícone da estação, do conteúdo transmitido, da forma como este era apresentado à nação e dos recursos por elas utilizados.

Por outro lado, a rádio foi igualmente tema de conversa, tendo sido destacado o seu papel na difusão de notícias, afirmando-se como o meio de comunicação social mais antigo e com maior número de transmissoras.

Ao longo desta aprendizagem, o orador da palestra foi fazendo algumas perguntas aos intervenientes, às quais estes iam respondendo assertivamente, demonstrando a sua cultura geral.

Na segunda parte, um pequeno grupo de jovens contactou com material técnico, tendo tido a oportunidade de simular a realização de um programa televisivo de informação e de entretenimento, encarnando diferentes papéis. A ação decorreu no plateau, ou seja, num estúdio artificial feito pela equipa da UPTV, criando, assim, um cenário adequado. Para tal, alguns alunos geriram os recursos necessários à realização e produção deste programa e outros executaram as diferentes funções exigidas pela emissão do mesmo, tais como realizador, misturador de imagem e locutor/apresentador. Houve também quem contasse a sua história de vida (irreal, apenas para deleite do público) e aplaudisse o conteúdo televisivo. Os restantes demonstraram o seu talento para a música, para a dança e para comentar casos judiciais, tendo enriquecido o programa com a sua prestação.

No término da sessão, os representantes da organização revelaram que, se os alunos assim o desejassem, poderiam juntar-se a eles, de forma totalmente gratuita, e produzirem, juntos, programas que serão transmitidos em canais de televisão. Para isso, bastaria que os alunos deixassem os seus nomes e respetivos e-mails, a fim de serem contactados.

Como aluno participante, acho de extrema importância este tipo de sessões educativas na nossa escola, uma vez que permitem aos nossos jovens visualizar as diferentes possibilidades futuras de emprego e o que cada uma tem para oferecer. Além disso, é sempre bom adquirir cultura geral, para não sermos abalados pelo erro, o que nos auxilia bastante a nível académico e ao nível do nosso próprio bem-estar. Por isso, na minha opinião, é de louvar este tipo de divulgação de informação.

Rafael Madeira – 10.ºC3

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s