Violência no namoro

 

jornalismo 2018 3

Existem vários tipos de violência no namoro como, por exemplo, a violência sexual, a violência verbal, a violência física, a violência psicológica e violência social.

A violência sexual dá-se quando alguém é obrigado a participar num ato sexual ou quando acariciam alguém sem essa pessoa querer.

Outro tipo de violência é a violência verbal. Ocorre quando nos chamam nomes, nos criticam ou nos ameaçam.

A violência física pode ocorrer entre companheiros ou namorados, quando um deles não está feliz com o namoro. Na maioria destes casos, ambos terminam com as relações.

Um outro caso é a violência psicológica que acontece quando alguém parte um objeto que seja precioso para nós ou quando nos tortura relativamente a determinados traços da nossa personalidade.

A violência social é, maioritariamente, praticada por stalkers que entram nas redes sociais das pessoas e as controlam de modo a arranjarem mais um alvo de ciberbullying. 

Em termos estatísticos, segundo o JN:  “De um universo de 3163 jovens (com a média de idades de 15 anos), 1773 (56%) foram vítimas de violência, sendo que 18% foram casos de violência psicológica, 16% de perseguições, 12% de violência através das redes sociais, 11% de situações de controlo, 7% de violência sexual e 6% de agressão física por parte de um(a) companheiro(a), lê-se nos dados a que o JN teve acesso.”

Ainda segundo o mesmo jornal a principal causa da violência no namoro é o ciúme. O consumo de álcool e drogas, influencia, significativamente, a prevalência de condutas violentas nas relações de namoro.

A imprensa tem divulgado a campanha Corações Com Coroa lançada a 19 de novembro, uma campanha contra a violência no namoro, com a música original ‘O que é ser normal? Apontar o dedo ao mal’, com composição e produção de Tiago Bettencourt, letra de Catarina Furtado e interpretação da atriz Daniela Melchior.

Teresa N  10º ano

jornalismo 2018 1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s