Novo Ano Letivo. Novos Desafios. Novo Jornal

Mais um desafio chegou. Foi nos dias 13 e 14 de setembro de 2018 que se iniciou no nosso Agrupamento , e da melhor forma, um ano letivo, o de 2018-2019.

Nas sessões de apresentação aos novos alunos e respetivos Encarregados de Educação,  no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Leal da Câmara, ocorreram vários momentos entre a solenidade, o otimismo, a poesia, o teatro e o canto.

Em primeiro lugar, os presentes foram recebidos pela Subdiretora com um discurso de incentivo face aos novos desafios dos alunos e das famílias, do qual registámos a seguinte nota:

“Nada é mais permanente do que a mudança. Mudam as estações do ano, mudam as fases da lua, mudam as fases da vida, mudam os sentimentos, mudam  as emoções, mudam as mentalidades, mudam as circunstâncias, os quereres, os sonhos, as esperanças, as realidades. Há, como diz Fernando Pessoa, um «ciclo eterno das mudáveis coisas!» A mudança pode ser e é, muitas vezes, uma oportunidade de crescimento. É isto que Fernando Pessoa, na voz de Bernardo Soares nos diz no Livro do (nosso) Desassossego «Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, quem nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e,se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos»” (Bernardo Soares, Livro do Desassossego)

Foram ouvidos também os discursos do Diretor do AELC, da Presidente do Conselho Geral, bem como da representante dos Encarregados de  Educação da ESLC . Dois alunos do 12º ano, envolvidos no projeto de apadrinhamento dos novos alunos,  deram o seu depoimento sobre a escola e sobre a forma como decorreu a sua adaptação / intervenção na mesma.

O discurso da subdiretora, acima descrito, deu a palavra passe “Mude” para a entrada em cena de uma pequena intervenção teatral protagonizada pelo Grupo de Teatro da escola, o Reticências, a que se seguiu uma canção interpretada pelo grupo Musicalidades, também da ESLC.

E como não poderia deixar de ser, começa outra vez mais um ano da nossa atividade jornalística,  repleta de inovação, energia e dedicação. Por isso, deixamos o nosso apelo para que professores e alunos contribuam para a nossa ação e divulgação como colaboradores do Jornal 100Letras.  Assim, podemos dar a palavra a todos e construir uma comunidade mais informada.

Votos de um bom ano letivo,

João Pedro Costa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s