Quem se dirige à Biblioteca ou ao gabinete da direção da Leal encontra, logo no patamar, um fantástico painel de graffiti, em papel, assinado por vários alunos, um dos quais reconheci como sendo o nosso jovem talento, David A. que desta vez trabalhou com outros igualmente talentosos artistas. Mais adiante, a exposição continua, ainda inacabada e por inaugurar.
Mas eu não resisti a colocar aqui, na véspera da saída da nossa edição impressa dedicada ao talento, alguns dos trabalhos que vi e captei, numa visita rápida à sede, como exemplos do que se produz na nossa escola secundária em termos de Arte.
Não tendo competências à altura de um crítico de arte sei, no entanto, reconhecer o brilho, a plasticidade, as emoções, numa palavra, a vida contida no risco da folha… Os nossos alunos, cada um à sua maneira e do seu ângulo distinto e único, aproximam-se de uma realidade que sabemos estar muito para além da realidade – aproximam-se do belo, aquele lugar em que o observador recebe a imagem e a filtra nas suas próprias emoções. Esse momento não tem necessariamente de ser dito, embora deva ser vivido em silêncio.
Vale a pena visitar a exposição do Departamento de Artes. As fotos, tiradas com espontaneidade com um telemóvel, não substituem o julgamento da retina humana. Na Leal da Câmara a aula de Desenho, como a vida, é um Risco. É este o título de um blogue que recomendamos a quem quiser conhecer melhor os artistas e os seus trabalhos presentes nesta exposição.
Basta clicar em Blogue de Desenho da Leal.
Boas vistas!
Ana Isabel F.