Sete Dias com os Media

Está a decorrer (entre 3 e 9 de maio) a quinta edição da Operação 7 DIAS COM OS MEDIA. Esta operação justifica-se em pleno, numa era em que as tecnologias de informação e comunicação permitem que cada vez mais cidadãos acedam “à palavra e à voz no espaço público” quer em defesa das liberdades e dos direitos humanos, como na qualidade de simples consumidores da informação.

Operação 7 dias com os media

Assim, conforme se lê na página desta iniciativa conjunta do Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM) e da Rede de Bibliotecas Escolares, a ação tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para “o modo como os media influenciam e até configuram a vida quotidiana e a cultura; as disparidades de recursos para fazer frente e tirar partido das oportunidades e contornar os riscos dos velhos e novos media; os desafios que hoje se colocam à liberdade de expressão e de publicação, com as novas e sofisticadas formas de controlo e de vigilância; as responsabilidades da cidadania perante a comunicação mediática”.

Inspirado nas ideias de Noam Chomsky, o francês Sylvain Timsit elaborou a lista das “10 estratégias mais comuns de manipulação em massa através dos meios de comunicação de massa“. No vídeo acima, em que são apresentadas estas estratégias, (utilizadas diariamente há dezenas de anos para manobrar massas, criar um senso comum e levar a população agir conforme interesses de uma pequena elite mundial), podemos compreender a importância de ganharmos consciência crítica, para distinguirmos as verdadeiras intenções por detrás das notícias, sobretudo das falsas.

O mundo globalizado recebe constantemente notícias que distraem o público das coisas verdadeiramente importantes, as que se passam nos domínios da política, da economia, das questões do ambiente e no domínio da restrição das liberdades individuais. Cidadãos distraídos e acríticos são mais facilmente manobráveis.

Ana Isabel F.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s