Desaparece Stephen Hawking

stephen-hawking-quotes-2-1024x536

Desapareceu hoje, aos 76 anos, a figura do cientista Stephen Hawking, vítima da doença que o incapacitou fisicamente. Apesar do seu estado, este investigador nunca deixou de explorar as infinitas possibilidades da ciência, tendo publicado neste mês uma nova teoria, elaborada na Universidade de Cambridge, com os colegas Malcolm Perry e Andrew Strominger sobre as partículas que são sugadas por um buraco negro.

Hawking também se dedicou ao estudo da inteligência artificial, tendo reforçado várias vezes, ao longo do seu percurso,  o que pode significar a inteligência artificial para a humanidade: um “benefício”, a “melhor coisa” e, até, o “símbolo da nossa civilização”. “Sou um otimista e acredito que podemos fazer a inteligência artificial em benefício do mundo”, disse. Aliás, na sua opinião, a “inteligência artificial pode ser a melhor ou a pior coisa para a humanidade”.

O físico britânico reconheceu que “há uma diferença entre o que pode ser atingido pelos humanos e o que pode ser atingido pelos computadores”. Tal facto é algo que ele próprio pode comprovar já que é com um dispositivo eletrónico que consegue falar. “Não podemos prever o que podemos atingir”, tem essa certeza. Mas tem outra: “Precisamos de estar alerta para os perigos”. É que, reconhecendo todas as vantagens que a inteligência artificial pode trazer, Stephen Hawking também deixou o alerta de que “podemos ser destruídos por ela”.

Circulam frases célebres do autor, sobre ciência:

“O meu objetivo é simples. Entender completamente o Universo, por que é, como é, e simplesmente o seu motivo de existir”.

“Penso que a raça humana não tem futuro senão no espaço.”

“Acredito que a vida na Terra está diante de um risco cada vez maior de ser destruída por um desastre, como uma guerra nuclear repentina, um vírus geneticamente criado ou outros perigos”.

“Nós somos uma espécie avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela mediana. Mas nós conseguimos entender o universo. E isso torna-nos muito especiais.”

“Se os extraterrestres nos visitarem, o resultado será muito parecido com o que aconteceu quando Colombo desembarcou na América: não foi uma coisa boa para os nativos americanos.”

“Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana”.

Sobre a vida…

“Olha para as estrelas, não para os teus pés.”

“Tratei de levar a vida mais normal possível e de não pensar na minha doença ou lamentar as coisas que não posso fazer, que não são tantas.”

“As minhas expetativas reduziram-se a zero quando tinha 21 anos. O restante foi um presente”.

“Apesar de eu não poder movimentar-me e ter que falar através de um computador, na minha mente sou livre.”

“Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa.”

“A cruz de minha celebridade é que não posso ir a lugar algum sem ser reconhecido. Não basta colocar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas entrega-me.”

“As mulheres são um completo mistério.”

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s