Orçamento Participativo das Escolas

No ano letivo 2016-17, o Ministério da Educação apresentou uma iniciativa às escolas portuguesas denominada OPE (Orçamento Participativo das Escolas). O Orçamento Participativo constitui um instrumento (…) adotado por um conjunto crescente de instituições públicas e órgãos de administração local, (…) no sentido de aprofundar a reflexão, a transparência e a participação dos cidadãos nas decisões políticas, nomeadamente, no que concerne às necessidades e investimentos mais prementes das suas comunidades locais. Para muitos estudantes, a criação de um Orçamento Participativo das Escolas constituirá uma primeira oportunidade para participar num processo formal de apresentação e discussão de propostas de intervenção, assim como de votação, com impactos significativos na sua formação enquanto cidadãos responsáveis, informados e participativos. (…). Este instrumento tem como objetivos estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania e o diálogo, a mobilização coletiva em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes, valorizando a sua opinião em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis, e, finalmente, permitindo o conhecimento do mecanismo do voto.(Despacho n.º 436-A/2017- adaptado).

Na sequência desta iniciativa do ME, os alunos da Escola Secundária Leal da Câmara apresentaram a concurso onze projetos: três de intervenção didática-pedagógica e oito de renovação do espaço escolar.

Em eleição própria, os alunos da Escola Secundária Leal da Câmara, escolheram o projeto intitulado Renobar, que visou a renovação da sala de convívio desta escola. O projeto vencedor recebeu uma verba do ME no valor de mil e quinhentos euros, que kkpermitiu pintar toda a sala de convívio, instalar dois microondas no bar, criar mobiliário adequado ao lazer e realizar uma obra em grafito, numa das paredes da sala de convívio. O projeto foi, finalmente, concretizado, em dezembro de 2017.

A coordenação do OPE_2016-17, da Escola Secundária Leal da Câmara, agradece a todos os envolvidos, nomeadamente, aos alunos que apresentaram projetos, à equipa responsável pelo projeto vencedor, aos alunos, professores e funcionários envolvidos na logística do processo, ao aluno vencedor do Prémio OPE_2017, aos alunos que executaram o grafito, à direção da escola, pelo apoio prestado; à Junta de Freguesia de Rio de Mouro; e ao Jumbo – Hipermercados e à CelCat – General Cable pelas generosas ofertas.

Coordenação do OPE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s