Ontem, dia 5 de março a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) celebrou conjuntamente com a 51ª Gala do Festival da Canção, os seus 60 anos de emissões em Portugal, tornando – se o primeiro canal público a operar em Portugal.
Tudo começou em março de 1957 com a realização de uma emissão televisiva pioneira na feira popular, em Lisboa, começando plenamente no dia 7 de março de 1957. Por esta estação pública passaram figuras marcantes na história portuguesa, como Nicolau Breyner, Camilo de Oliveira, Jaime Fernandes ,entre muitos outros.
Para juntar o útil ao agradável, a RTP decidiu unanimemente realizar a Final do Festival da Canção, onde concorrem as 8 canções, de onde ” saiu” uma vencedora, de nome ” Amar pelos dois”, interpretado pelo Salvador Sobral e escrito pela sua irmã Luísa Sobral. A mesma irá representar Portugal na 1ª semifinal, em Kiev, na Ucrânia, em meados do mês de maio.
Perante este espetáculo maravilhoso, resta -me dar os parabéns á RTP, e desejar – lhe que conte mais 60 anos e que eu faça parte dos mesmos.
PARABÉNS RTP !!!
João Pedro Costa
6 de março de 2017