Utopias e Utopias : a questão ?

No âmbito do projeto ” Ler Faz Bem”, da revista VISÃO, o colaborador do Jornal e aluno da Escola Secundária Leal da Câmara, escreveu um texto de opinião acerca do livro, oferecido pela respetiva revista ,de nome  A Quinta dos Animais , de George Orwel, tendo ficado entre os melhores dos melhores (comentários) , sendo publicado no site da revista, em VISÃO.

O texto pronunciado é o seguinte :

“O livro A Quinta dos Animais, relata – nos um modelo do Comunismo Estalinista, que se retrata numa utopia total, perante toda a humanidade, afetando principalmente todos os que acreditavam na mesma, ficando no fim sem saber distinguir o bem do mal.

Na minha opinião, a cada capítulo que ia lendo deste livro, sentia uma sensação de curiosidade e conseguia imaginar a quinta, os animais, a caçadeira, o crânio do porco Major, a bandeira da Rebelião existente na quinta, os “ humanos, entre outros, trazendo – me uma sensação maravilhosa de como a história estava a decorrer.

Porém no decorrer da mesma, fui percebendo que todos os princípios “acordados” iam sendo “destruídos ” à medida que evoluiam os interesses, dos porcos, principalmente de Napoleão, com a ajuda de Tagarela, pois os todos os animais trabalhavam sem parar e quem ficava com os lucros era quem mandava.

Em Suma, tenho a dizer que este livro retrata na perfeição o regime comunista, pois evidenciam uma utopia total, em que só os poderosos ficam a ganhar e o “ resto” que fique sem nada. Mas este regime, ainda se aplica infelizmente, na nossa atualidade e sociedade, pois são os poderosos que ainda ficam com “ tudo” e os “pobres” dizendo assim, não ficam com nada.”

 

João Pedro Costa

janeiro – fevereiro 2017

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s