Conflitos armados

professora-vancia-conflitos-armados-no-mundo-2-638

Os conflitos armados têm sido uma constante desde que o mundo é mundo,  primeiro por questões tribais e territoriais e mais tarde por questões de poder e de influência. Nos nossos dias, prevalecem essas mesmas razões e ainda outras motivações relacionadas com a disputa de influências económicas.

Portugal, ao longo da sua história, também já viveu diversos conflitos armados, embora a maioria deles tenham sido enaltecidos como grandes feitos épicos e heróicos, fruto de muito sangue e muito sofrimento.  Contudo, foram essenciais para que a nossa nação seja hoje livre, independente e democrática.

Tendo em conta os principais conflitos da atualidade, verifica-se que estes, na maioria dos casos, são consequência de décadas de opressão por regimes ditatoriais, apoiados por potências mundiais, algumas das quais também com sistemas políticos duvidosos, do ponto de vista democrático, cujas motivações e interesses ultrapassam a minha compreensão e só contribuem para o agudizar dessas situações.

É difícil imaginar como será viver no meio de um conflito armado, como por exemplo, o que atualmente afeta a Síria e outros países vizinhos. É difícil imaginar como é estar sujeito à arbitrariedade dos senhores da guerra e viver constantemente no medo de perder a vida, sem acesso às necessidades básicas, sem dignidade humana e, perante tudo isto, a condição de refugiado, ainda que incerta, acaba por ser a única forma de escapar com vida a privações tremendas.

Felizmente que, na Europa ocidental, da qual fazemos parte, vive-se hoje o mais longo período de que há memória sem conflitos bélicos, apesar de se avistarem alguns horizontes mais negros, essencialmente perpetrados por aqueles que fomentam alguns dos conflitos anteriormente citados, mas acredito que aprendemos com o passado e que a liberdade, a tolerância e o bom senso que caracterizam a Europa, prevalecerão.

Jorge Cabral

nº 25 10º CT/LH

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s