A informática na Leal da Câmara vista pelo Professor Vitor Alves

computador-antigo

Estávamos no ano 1992, o Iraque tinha acabado de invadir o Koweit e adivinhava-se uma crise que me apanhou. Então, vim bater à porta da Leal da Câmara à procura de trabalho. Naquele tempo o ensino era um recurso, pois estava sempre disponível. Tinha acabado de sair de uma falência, quando me foi apresentado um horário que, diga-se de passagem, tinha sido feito de propósito para mim: completo, com disciplinas de programação, o meu forte, aulas a meia turma de cada vez e com quinze alunos. Faltava apenas conhecer o laboratório de Informática, a sala A11 com cinco computadores IBM compatíveis, em que apenas um tinha um disco rígido de 10 Mb… E assim começou a minha aventura.

Não tardou muito e, em reconhecimento das minhas competências nesta área, sou convidado a lançar o programa AL para a impressão de pautas com notas e faltas, em computador e, como é lógico, a primeira rede informática, uma rede Novell, com cerca de cinco computadores, um pseudo servidor e uma impressora de agulhas A3. Esta última, levava-me a adormecer, nos momentos da avaliação, ao som das agulhas a picarem o papel. Lembro-me de que, naquela altura, havia professores que entravam em depressão, quando se lhes dizia que tinham de colocar as notas e as faltas no computador.

A informática evoluía exponencialmente e, nesse sentido, aparece a disciplina ITI, Informática para Todos que, devido à inexistência de professores profissionalizados nesta área, não era para ser dada por professores de Informática. Entram aqui os colegas do 12º Grupo, que estaria a desaparecer no secundário, e estes viram nas TIC uma tábua de salvação. Então, o Ministério instala na nossa escola uma sala de TIC com 7 (?) computadores. Eram 386 da Olivetti com teclado mecânico a que hoje se chama Gaming Keyboard, vendidos a um custo dez vezes superior a um teclado normal.

Mudam os cursos tecnológicos para profissionais e adivinham-se grandes obras. Foi o caso do PTE (Plano Tecnológico das Escolas), com a criação de uma rede estruturada para todas as escolas com VLAN, equipamento de topo cisco (formula 1 para a época) – razão pela qual recebo menos agora que há dez anos. Quanto ao fornecimento de computadores, lembro-me que, se viessem cinquenta unidades, ficávamos atualizados mas vieram 430 dos quais, depois de serem colocados por excesso em todos os pontos onde se justificava, ainda sobraram 50, computadores esses que estiveram dois anos encaixotados. Com a ameaça de que os vinham buscar, foram colocados cinco ao fundo de dez salas.

E a história acaba aqui há oito anos, porque desde esse momento nunca mais houve qualquer tipo de apetrechamento, em termos informáticos, por parte do ministério. Não esquecer ainda o esforço da escola na aquisição de servidores: servidor de domínio, servidor Inovar, servidor WEB, servidor Multipoint Server.

Esta história não pode ficar separada da criação do Agrupamento, altura em que, de repente, surgem uma escola EB 2,3 que não tinha aderido ao plano PTE (sem rede e sem computadores)  na expectativa das obras de remodelação dos edifícios, e quatro escolas do primeiro ciclo com uma sala de informática cada uma e um servidor multipoint server.

De uma sala pequena de informática A11 com 5 computadores passou-se para cerca de 8 laboratórios de informática, dois dos quais suportam uma turma inteira 2/computador e até computador individual para uma turma completa, e mais fossem, existe uma guerra no momento da distribuição de horários em trocas de salas para as que estão equipadas com computadores mesmo para disciplinas que até aqui eram vistas como teóricas do uso da palavra, da argumentação.

Vítor Alves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s