A escola vista pela Associação de Pais

Uma escola cada vez melhor, em que os alunos são os protagonistas

 

alunos-APANHADOS-A-LER.png

A Escola Secundária Leal da Câmara comemora o trigésimo aniversário e é com muita satisfação que a Associação de Pais e Encarregados de Educação da mesma Escola, felicita todos aqueles que, ao longo destes trinta anos, contribuíram para a construção de uma Escola que, com certeza, a todos orgulha.

A Associação de Pais foi constituída a 19 de janeiro de 1989, tendo sucedido uma Comissão Instaladora que se manteve em funções durante catorze meses. Contudo, o movimento dos pais e encarregados de educação foi muito ativo, mesmo antes da abertura da escola, tendo mantido sempre um papel muito importante na construção de uma escola cada vez melhor, em que os alunos são os protagonistas, uma escola que valoriza o sucesso escolar, mas acima de tudo, os valoriza enquanto cidadãos, proporcionando-lhes uma educação digna, oferecendo oportunidades de realização pessoal e profissional.

A nossa Escola tem sido ao longo dos tempos uma escola multicultural, considerando que por ela têm passado alunos oriundos de vários países, assim como alunos com deficiência, motora e não motora, oferecendo a todos oportunidades de realização pessoal e profissional, adaptadas a cada situação.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação tem como objetivo garantir a todos os Pais e Encarregados de Educação o exercício do direito que lhes é legalmente reconhecido de assistência e participação na educação dos nossos filhos e educandos, não interferindo no processo educativo, mas sim tornando-se um parceiro indissociável do mesmo, com o objetivo de obter uma otimização do percurso escolar dos nossos filhos e educandos.

No ensino secundário são privilegiados o desenvolvimento das capacidades e aptidões dos alunos, assim como atitudes de autonomia e solidariedade, tornando-se muito importante, nesta fase, a aproximação da escola ao meio familiar e social, sendo aos pais e encarregados de educação que cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento.

 Devido à correria em que vivem a maioria dos pais e encarregados de educação, cada vez é mais comum verem-se lançadas as responsabilidades em cima da Escola, abdicando assim do direito e também dever, de ter um papel ativo na formação e educação dos filhos e educandos. Esta é uma tendência cada vez maior, à medida que os filhos e educandos vão crescendo, assistindo-se assim a uma diminuição na participação dos pais e encarregados de educação na vida escolar, nomeadamente na presença em reuniões que apelam à sua participação.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação conta com a participação de todos os pais e encarregados de educação, numa atitude ativa, crítica e interessada, de modo a que todos participem de forma consciente na educação, promoção e integração escolar e comunitária dos nossos filhos e educandos.

 

Ana Bela Urbano

Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação

do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s