Editorial de Setembro

utopia

Ilustração retirada de http://3.bp.blogspot.com – “Utopia”

Em Setembro voltamos, com cabelos dourados e um olhar azul que fala dos inúmeros momentos de liberdade que foi possível captar. Estivemos em paragens onde nunca os passos nos levam, distantes do local onde nos cumprimos, ou nos locais de culto revisitados uma e outra vez, porque neles encontramos refúgio e reclusão. Renascemos das cinzas estivais para encetarmos um novo voo, tão longo e tão igual ao anterior, que o tempo lembra um carrossel com breves apeadeiros.

Para esta viagem precisamos de asas fortes mas leves, quase diáfanas, feitas da transparência com que encaramos pela primeira vez uma turma, um professor ou colegas novos. Conseguimos abraçar de perto a novidade. O olhar arguto das aves das alturas, que sobrevoam o mundo procurando alimento, mesmo onde não o há, é aquilo que nos sustenta – o encanto das coisas sendo a sua raridade. Uma ideia que se cose à nossa frente, um lampejo de entendimento, uma construção qualquer, eis tudo o que nos resgata da rotina e do tédio.

Sabemos isso ao recomeçar e com esse brilho nos bolsos recomeçamos, mesmo sabendo que no fim tudo pode ser igual. É por isso que setembro é para nós, também, o mês das colheitas e das vindimas, um cesto de almas que se juntam e se preparam para caminhar conjuntamente, aleatoriamente, como um mosto que dará mais tarde o melhor vinho. E essa é a nossa maior satisfação. Que as coisas possam ser as mesmas, tudo sempre igual, mas excelente, o melhor que cada um, nas suas circunstâncias próprias puder dar.

Este ano não será diferente. Começamos com a Utopia de querer sempre o que não temos, de ver à nossa volta o que não vemos. Todos somos utopianos de uma ilha sem nome. E essa ilha, onde o sentido do coletivo e da igualdade dão as mãos, é a escola que queremos e consagramos no nosso projeto educativo e nunca está pronta, nem completa.

Bom ano letivo para todos!

 

Lucinda Santos

Ana Isabel Falé

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s