As Tartarugas da Leal

São o encanto da escola, um sopro de vida feliz na banalidade do pátio: as tartarugas foram chegando e ocuparam os seus lugares hierárquicos em função da antiguidade e do tamanho. Cresceram nos seus aquários limitados, fazendo as delícias de alguma criança, mas o tempo tornou-as demasiado grandes para a vida doméstica. Trouxeram-nas professores e alunos, para um espaço mais desafogado, como é o lago da escola. Aí vivem felizes entre a água e o sol de cada estação.

Mas a vida não é fácil no novo espaço! As tartarugas veteranas ocupam, com todo o seu corpo, as pedras maiores. As mais pequenas procuram transitar entre elas e vale tudo. Amontoam-se em cima umas das outras, servem-se das maiores para sair ou entrar na água,  persistem nos seus intentos, mas nem sempre as coisas correm da melhor maneira.

O vídeo acima é um verdadeiro exemplo da perseverança que nos devia orientar, quando as dificuldades surgem. A pequena tartaruga quer apenas sair da água. Tenta várias estratégias para se erguer, mas o peso da carapaça não ajuda. A sua inteligência leva-a afastar-se para medir distâncias, perante aquilo que lhe deve parecer uma verdadeira falésia. As outras, indiferentes, recolhem a cabeça para o seu conforto. Quanto custa ser pequena num mundo feito para os maiores! No momento seguinte deve ter conseguido subir, provavelmente quando a tartaruga grande se afastou, alheia ao seu papel no pequeno drama.

Seja como for, a tartaruguinha aprende sozinha e essa é a sua maior força.  Na próxima vez, procurará trepar a partir de um ponto menos elevado, mas não deixará de voltar a saltar para a água. Talvez o desafio seja a sua maior diversão e o ponto alto do dia!

Que o seu exemplo não nos deixe esquecer a relatividade das coisas, num mundo que tudo espera das crianças, até que deixem de o ser, num mundo onde a criança é, por vezes, impedida de crescer e de brincar, para ser uma pessoa crescida, obrigada a viver a história e os sonhos dos seus pais.

Texto e reportagem: Equipa do Jornal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s