Numa sociedade organizada de forma competitiva como a nossa, em que o apelo para sermos todos heróis é constante, o uso de substâncias psicoativas parece ser uma estratégia fácil e apetecível. A somarem-se às substâncias clássicas surgem atualmente os medicamentos usados para aumentar a concentração – nunca como hoje se diagnosticaram tantos casos de alunos hiperativos – ou melhorar o ciclo do sono que a sujeição excessiva a fontes de luz intensa – como a dos ecrãs dos equipamentos ou dos candeeiros da via pública junto às janelas das nossas casas – perturba.
A falta de acompanhamento dos filhos em casa motivada pelas alterações do núcleo familiar ou por horários de trabalho sobrecarregados que o uso da internet veio intensificar (teletrabalho) e o pouco investimento em hobbies através, por exemplo, do desporto e da música que estimulam a concentração, a motivação e o sono reparador, constituem outras explicações para uma sociedade com apetência para o consumo e a dependência.
No dia 18 de maio, pelas 19 horas, na sala 4 do pavilhão A, reuniram-se aproximadamente 50 pais e encarregados de educação, alunos adultos do ensino secundário e convidados de entidades parceiras, como a PSP, para discutirem estes e outros temas no âmbito da sessão subordinada ao título Tabagismo e Outras Dependências que teve como convidadas a Dra. Isabel Prata, psicóloga clínica e psicanalista e a Dra. Paula Rosa, pneumologista e secretária da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (http://www.sppneumologia.pt/) e que foi dinamizada por iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Discutiram-se temas como os tipos de substâncias existentes e seus efeitos, as motivações que estão por detrás do consumo e dilemas sobre o consumo que se levantam aos pais e outros educadores.
Especificamente sobre o tabaco, aprendemos que, apesar de criar habituação mais rapidamente que as outras substâncias, é fácil deixar de fumar… o mais difícil é decidir faze-lo. Dado o interesse suscitado pelo tema, quem sabe esta foi a oportunidade que faltava para esta importante decisão.
Deixamos aqui alguns endereços que poderão gostar de consultar:
Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo – http://www.coppt.pt/
Consultas de Cessação Tabágica indicadas dela Administração Regional de Saúde – http://www.arslvt.min-saude.pt/pages/502
Uma última palavra de agradecimento à Dra. Cecília Pardal e à professora Celeste Santos (PES da ESLC) que nos deram alguns contactos relevantes para que esta sessão se realizasse.
Ana Bela Urbano (APEE)
e Liliana Silva (responsável pela Formação)