Manual de sobrevivência em tempos de crise: a resiliência

sisifo

A resiliência o que é? O pequeno vídeo abaixo, mostra-nos como o objeto manuseado pela criança recupera sempre das pressões e agressões a que é sujeito.  A recuperação da forma original da esponja é, por conseguinte, a verdadeira materialização deste traço de carácter que pode ajudar-nos a resistir, resistir e continuar a resistir após cada desaire, cada contrariedade, cada queda. Qualquer criança perceberá o conceito, ao assistir ao vídeo.

 

resiliência – nome feminino do latim resilientĭa, particípio presente neutro plural de resilīre, «saltar para trás; recusar vivamente»

1. No campo semântico da mecânica, o termo aplica-se à capacidade de 
resistência de um material ao choque.
 
2. Na física é a energia potencial acumulada por unidade de volume 
de uma substância elástica, quando deformada elasticamente

3. Em sentido figurado exprime a capacidade de defesa e de recuperação 
perante condições adversas.

Resiliência significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental. As pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis, porque desenvolvem confiança em si mesmas aprendendo novas formas de lidar com os eventos.

Em geral, a resiliência depende de algumas condições psicológicas internas e externas. São favorecidas as pessoas otimistas, que assumem a responsabilidade pelas próprias escolhas, que prezam a autonomia, que estabelecem vínculos sociais e familiares positivos e que são flexíveis no que diz respeito à mudança de posicionamentos, sentimentos e pensamentos. Não é difícil de acreditar que a resiliência aumente em épocas difíceis que desafiam a resistência das pessoas. 

Não há conselhos. Cada um empreende como pode a sua caminhada, montanha acima, como Sísifo, condenado a carregar um pedregulho encosta adiante.  

Conseguir manter a serenidade numa situação de stress e ainda potenciar os sinais das outras pessoas pode reorientar o nosso comportamento com vista à autorregulação. A pessoa resiliente domina as suas emoções ao invés de serem as emoções a dominarem-na, para garantir o seu bem-estar e o das pessoas que a rodeiam. Com este hábito não se desgasta nem desgasta emocionalmente a família, os amigos, os colegas de trabalho, quando enfrenta momentos difíceis e de grande tensão.

A pessoa resiliente acredita que é possível mudar para melhor e é capaz de controlar o destino da sua vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das suas mãos.

Para além de ser optimista, a pessoa resiliente procura descobrir as causas dos problemas e das adversidades para poder lidar melhor com as circunstâncias e evitar ficar em situação de risco. É o que se pode chamar uma pessoa realista-positiva.

Perante as dificuldades e adversidades, a pessoa resiliente procura soluções e toma decisões tendo sempre em conta os seus objetivos. Ter capacidade de se conectar a outras pessoas por forma a criar redes de apoio fortes também faz parte da resiliência.

Um outro aspeto externo fundamental para o desenvolvimento da resiliência é a existência de pessoas que acreditem na nossa capacidade de superação das adversidades e, por isso mesmo, nos incentivem. O envolvimento em atividades significativas, que nos permitam desenvolver a auto-estima e sentirmo-nos produtivos e relevantes – contribui para a resiliência, ou seja, para a superação das adversidades.

Aprender, adaptar-se…isso é ser resiliente. Em última instância, é dispor-se para a mudança. Como se ensina a resiliência? Não se ensina. Mas é bom saber que ela existe.

Anúncios

1 Comment

  1. Se interiorizarmos que a resiliência nos permitirá fazer mais felizes as pessoas que amamos, tornar-nos-emos, com toda a certeza, mais resilientes. Acredito nisto. Mas, de qualquer maneira, quero agradecer à equipa do Jornal por mo ter lembrado. Nunca é de mais. Muito obrigada.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s