As sombras da felicidade

Chegou-nos este texto, tão sincero e emotivo, que nos lembra que “O tempo que passamos a ser infelizes foi tempo desperdiçado.” Obrigada pelo testemunho!

cafefilo

Após uma pequena investigação, detetei um problema sério que anda a afetar várias pessoas nos dias de hoje, esse problema é a depressão.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a depressão não é um mero sentimento passageiro de infelicidade, mas sim um estado de tristeza contínua que interfere com a vida do sujeito, que lhe causa sofrimento e aos que o rodeiam.

Estima-se que cerca de trezentos e cinquenta milhões de pessoas no mundo sofrem de uma depressão de qualquer tipo e este número continua a aumentar.

Há várias causas para a existência deste transtorno mental, causas estas que resultam de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos, tais como abuso (físico, emocional ou sexual), efeitos secundários de certas medicações, morte ou perda de alguém querido, eventos importantes (começo de um novo emprego, divórcio, etc…), doenças graves (a depressão coexiste com algumas doenças ou pode resultar da reação a estas) e outros problemas pessoais como, por exemplo o isolamento social.

A depressão tem várias consequências graves. Entre estas consequências está o suicídio. Os transtornos mentais (nomeadamente a depressão) estão associados a mais de 90% das causas de suicídio. Segunda a OMS (Organização Mundial da Saúde), nos últimos 45 anos as taxas de suicídio aumentaram cerca de 60% mundialmente, estimando-se que um milhão de pessoas morre de suicídio anualmente. Estes números são realmente preocupantes e representam que a falta de um sentimento tão simples como a felicidade pode ser catastrófico. As outras consequências da depressão incluem os ferimentos auto infligidos, problemas de relacionamento, vários comportamentos imprudentes, mau desempenho escolar e outros problemas de saúde.

Felizmente a depressão tem cura e se for tratada enquanto estiver numa fase inicial pode durar cerca de 6 meses, porém, se a pessoa com este transtorno não receber tratamento a depressão pode durar vários anos. Este tratamento inclui medicamentos (antidepressivos) e terapia psicológica.

Pode-se ajudar uma pessoa com depressão fornecendo suporte, compreensão, paciência e encorajamento e isto é bastante importante para o deprimido, apesar de ele poder parecer relutante.

Todo o ser humano tem direito a ser feliz e a felicidade é o que nos dá vida e motivação. É muito importante que a depressão seja eliminada e isto só é possível se todos nós contribuirmos para o bem-estar de todos os que nos rodeiam.

É preciso ter em mente que apesar de nem tudo ter um final feliz, há sempre outra maneira de encontrar a felicidade e isso é o mais importante.

Ser feliz é a única maneira de aproveitar a vida, porque no final é que nos apercebemos que o tempo que passamos a ser infelizes foi tempo desperdiçado e que nunca mais o iremos recuperar, e isso sim é triste.

Palavras de um ex-deprimido =)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s