Uma reunião memorável!

reunião de paisNo dia 19 de janeiro fui convidada a assistir à primeira parte de uma reunião com Encarregados de Educação, do 12.º C1.

A Diretora de Turma explicou que os alunos iam apresentar aos pais um trabalho que haviam realizado e apresentado nas aulas de Biologia. Os alunos, divididos em grupos, construíram cenas do quotidiano em que indivíduos de diferentes idades e estratos sociais questionam profissionais de saúde sobre métodos contracetivos.

As representações e as situações criadas resultaram tão bem, que a professora achou que devia partilhá-las com mais alguém para lá do contexto da turma e da sala de aula. Em boa hora!

A reunião teve início com as representações de dois grupos de trabalho. Durante as mesmas pudemos perceber o rigor da linguagem científica e o domínio dos conteúdos, bem como a criatividade dos alunos envolvidos. Pudemos ainda assistir a um improviso para resolver um imprevisto e isso deu-nos a perceção do desembaraço destes alunos para lidar com situações inesperadas.

Findas as representações, a Diretora de Turma pediu aos alunos que apresentassem os pais aos colegas e que apontassem uma qualidade dos seus progenitores que apreciassem… nos últimos 30 anos tenho sido surpreendida inúmeras vezes por momentos e gestos dos nossos alunos, mas confesso que há algum tempo que não participava de um momento tão emotivo e tocante como este. Os alunos não hesitaram em apresentar os seus pais / mães como “bons amigos”, pessoas com quem podem “sempre contar”, pessoas “honestas e trabalhadoras”, “disponíveis” e “compreensivas” “que amam”. Sim, uma aluna finalizou a apresentação do pai, dizendo que o ama.

O que pude testemunhar neste encontro foi de uma genuinidade e emotividade tocantes. Isto é o que a escola deve ser para os alunos e para os pais!

De repente, estava numa sala perante uma diretora de turma que decidiu lutar contra a rotina e quis dar a uma reunião de calendário um significado diferente – quis mostrar aos pais o melhor do que os filhos fazem na escola, quis criar uma oportunidade de diálogo e aproximação entre filhos e pais num momento das suas vidas que costumamos assumir como marcado pela conflitualidade. E conseguiu! Atrevo-me a dizer que esta é a reunião de pais que os presentes jamais esquecerão.

Quanto a mim, sinto-me grata por me ter sido dada a oportunidade de participar num momento tão especial como este! Obrigada, Celeste. Obrigada, meninos! Deram-me mais um motivo para me sentir orgulhosa de pertencer a este Agrupamento, a esta Escola, em que os afetos são valorizados e incentivados, onde mais do que ter uma nota, importa ser gente!

Luísa Supico

19 de janeiro de 2016

 

Anúncios

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s