Sermão de Santo António aos contribuintes

santo-antc3b3nio

Olhai, contribuintes, que se há de dizer hoje que vos edifique a não ser que, de tanto contribuirdes, contribuís até para aquilo que não sabeis? É certo que vos louvaria o Santo, se soubesse que a vossa condição vos elevaria tão alto na voz do mundo e que vos havíeis de tornar exímios na salvação dos Bancos, apoio dos vogais e demais desafortunados, quando o capital se afunda na mão de quem o afundou.

Na verdade, vós sois o sal que tempera a terra nos paraísos fiscais, pois aí mesmo se planta o dinheiro que depois ireis pagar. É que vós e as vossas contribuições sois tão preciosos para a Banca como o plankton que alimenta os peixes pequenos de quem os grandes se vão alimentar. E assim, não só vos louvaria o santo pela vossa humilde condição de fiscalizados, como vos lembraria quantos polvos tem o mar e quantos não vedes passar, quando passam de bolsa cheia e prontos a enchê-la mais.

E vós, pagais e pagais muito e ainda pagais mais, quanto mais outros não pagam. Que vos não esqueça o imposto automóvel, ou quando o não pagardes vereis a penhora sentar-se à vossa mesa e sobre o vosso ordenado…. Que não haja uma só fatura por passar, nem biscate que vos escape, pois que o fisco o encontrará. Tanto mais pequenos fordes e menos podereis prevaricar, pois mais vê o fisco um só grão de plankton no fundo do mar do que um cardume de orcas a passear.

Por isso, contribuintes, que não vos passe a prestação de um qualquer bem que haveis de consumir e continuar a pagar com os juros que aos grandes aprouver. Bem sabeis como é cobrado um pagamento que vem demorado e como perdereis o dom daquilo que tendes quase pago. Ora, que coisa é esta que vem cega de justiça e ofuscada de razão? O que faz o Banco ao homem que não pagou a casa e o que faz o homem que ficou sem a casa ao Banco que lha pôde tirar? Um passa sem ela conforme puder passar, o outro faz dela seu uso e seu desuso (até a lançar no défice que tudo lhe há de devorar). Se um homem não pagar a sua casa, perde-a. Mas que acontece a um homem que perde a sua casa e perde a casa que tirou e mais ainda todos as outras que podia perder e tirar? Não paga, nem perde, nem dá contas. Capitaliza-se para poder comer ainda mais. Como é da natureza humana e da animal, quem come o que outros alimenta tenderá a engordar, segundo o fazem os peixes, cuja coerência havemos de ainda muito mais louvar. Mas que acontece a quem come para depois ficar sem nada, tendo na ganância de comer ingerido tudo o que de tóxico há no mar? E se tal não bastasse já para nos espantar, para onde vai o peixe que é comido e mais o que se iria comer, quando se esvazia a costa e dão à praia as redes e os anzois, vazios de capitais? A cegueira é a perdição dos homens: uns veem apenas com os olhos da ambição, a outros a ambição come-lhes os olhos e vós apenas vedes aquilo que vos deixem ver.

Mas tenho de vos louvar, contribuintes, pois vós muito cumpris para outros poderem descumprir e é, por certo, de vós que vem o fôlego para o grande capital. Apenas não vos esqueceis que um peixe assim tão grande, quanto mais come, mais absorve e dissolve no jogo de mais ganhar, dividido entre a cobiça e o engano, o lucro e o capital que são formas de encher a bolsa própria com a bolsa de outros que, incautos, também quiseram jogar ou de outros que jogaram sem saber. O mundo será dos que têm mais olhos para querer, mas a verdade  é dos que têm mais olhos para ver.

Contentai-vos, mas não com o que vedes os grandes fazer, pois os últimos, segundo o Senhor no-lo indicou, serão os primeiros e, assim, com modéstia e firmeza, sabereis encurtar a corrupção, clamando ao mundo o que o mundo vos deve, contribuintes que sois, sim, mas para o bem geral do povo a que pertenceis.

Texto de:

Ana Isabel Falé

Imagem retirada de: https://parceriadasconservas.files.wordpress.com/2014/06/santo-antc3b3nio.jpp
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s